A HISTORIA DO CARRO CARRO PORSCHE



O PORSCHE
Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG (Pronúncia em alemão: [ˈpɔʁʃə] ( ouvir), geralmente abreviado para Porsche AG, ou somente Porsche, é uma das principais marcas de automóveis esportivos do Mundo, criada na Áustria e, hoje, sediada em Estugarda na Alemanha.
História
A marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche. Ferdinand Porsche já era conhecido antes de fundar a Porsche, ele havia trabalhado para outras marcas, tais como a Volkswagen. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.Em 1934 Ferdinand Porsche, depois de lhe ser solicitada a criação de um automóvel acessível a todos os alemães, criou o Volkswagen Sedan.  O Sedan serviu de base mecânica ao Type 64 criado em 1939 e ao Porsche 356 produzido em 1948, sendo este o primeiro Porsche a ser produzido. O Porsche 356 recorria em grande parte às peças utilizadas no Volkswagen Sedan, tais como motorização traseira com refrigeração a ar. Mais tarde o 356 viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche.A utilização de um motor com refrigeração a ar e localização traseira foi desde o início, a principal característica da Porsche. Em 1951 Ferdinand Porsche morre devido a complicações de um enfarte, nesse mesmo ano a Porsche vence a classe nas 24h de Le Mans com o Porsche 356 SL, conseguindo assim notoriedade internacional.Em 1953 a Porsche lança o 550 Spyder, modelo responsável por um grande número de vitórias na competição automóvel. Este modelo tinha como principal característica, possuir quatro árvores de cames ao invés de uma central. Em 1964 é lançado o ícone da Porsche, o Porsche 911. Este modelo foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome. O Porsche 911 possuía um motor de 6 cilindros com localização traseira. Este modelo causou problemas internos na Porsche, pois as linhas da autoria de Ferry Porsche não agradavam a todos.
FONTE WIKIPEDIA
Em 1966 entra em produção o Porsche 911 Targa, aquele que foi considerado o cabriolet seguro, devido ao seu tecto rebatível em vidro. Em 1969 é lançado o VW-Porsche 914, um desportivo de motorização média feito em coligação com a Volkswagen. Em 1972 devido à falta de apoio dos restantes membros da direcção, Ferry Porsche e a sua irmã Louise Piëch decidem passar a Porsche para empresa pública. Para isso entregaram a direcção da empresa a pessoas fora do círculo familiar, mantendo-se os membros da família a supervisionar. Em 1974 é lançado o potente Porsche 911 Turbo e até aos inícios dos anos 80 são lançados os modelos 924, 928 e 944. Os novos modelos foram os primeiros automóveis da Porsche a possuir motor com localização frontal.

Em 1988 é lançado o Porsche 911 Carrera 4, com tracção integral. Em 1991 a Porsche passa a introduzir de série na produção, airbag frontal para o condutor e passageiro. Em 1992 quando se pensava que a Porsche estava pronta a ser comprada por um grande grupo, chega à presidência da Porsche o Dr. Wendelin Wiedeking. A Porsche passa então a aumentar as suas receitas financeiras. Em 1995 a Porsche lança o EBD II, um sistema de controlo de emissões de dióxido de carbono. Este modelo foi incorporado no Porsche 911 Turbo, passando a ser o automóvel de produção com o nível mais baixo de emissões de CO2. Nesse mesmo ano é lançado o 911 GT2, até então o Porsche mais potente construído para estrada, sendo este modelo criado com edição limitada.
Em 1996 é lançado o Porsche Boxster, um roadster derivado da versão conversível do Fusca produzida no México, com motorização média. Em 1997 é lançada a nova geração do 911 Carrera, não muito diferente das outras gerações. Este modelo passa a incorporar o primeiro motor produzido pela Porsche com refrigeração a água, até então a Porsche utilizava a refrigeração a ar, que fora os Porsche só era utilizada pela Kombi, uma herança do motor baseado no Fusca, que era utilizado desde os primeiros Porsche construídos. Em 1998 Ferry Porsche morre com a idade de 88 anos. Em 1999 são lançados o Porsche 911 GT3 e o Boxster S. Nesse mesmo ano a Porsche apresenta os discos de travão cerâmicos. Eles são introduzidos de série na nova geração do Porsche 911 GT2 construído em 2001.

O Grupo Volkswagen tornou-se o principal acionista da Porsche e a Porsche o maior acionista do Grupo Volkswagen. Isso causou uma grande revolução na Porsche que passou a compartilhar muitas peças com modelos Volkswagen para reduzir custos, Porsche Cayenne e VW Touareg compartilham câmbio, plataforma, algumas opções de motorização e até mesmo o design de ambas são muito semelhante
Momentos marcantes na história da Porsche
2002 A marca entra para o mundo dos SUVs com o Cayenne, um utilitário baseado fortemente no modelo 911 (na época, na ousada geração 996) como se pode perceber principalmente pelos faróis. Compartilha plataforma, câmbio e algumas opções de motorização com o VW Touareg e Audi Q7. Na época oferecia somente as versões S e Turbo, ambas V8 e que desenvolviam respectivamente 340cv e 450cv. Faz de 0–100 km/h em 10,2s e a Turbo 8,3 s.

2004 A marca causou muita polêmica ao lançar o superesportivo Carrera GT, um modelo lançado para ficar muito à frente de qualquer Ferrari. O modelo, que entrou em produção em 2004, conseguiu seu intento, porém não possuía rádio, pois a montadora alega que o melhor som é o do motor. Mas se o proprietário quisesse o sistema de som deveria apenas avisar a fábrica para que o sistema de som fosse instalado, o motor do Carrera GT tem um som agudo típico, que virou marca do carro, e acabou gerando o apelido de Apito, por causa do som do motor que lembra o barulho de um apito. O motor central foi alvo de críticas puristas, que achavam que isso descaracterizaria a marca, por não ter um motor traseiro como os 911. A única opção de transmissão é manual. Pois de acordo com os engenheiros nada substitui a velocidade e a emoção de um piloto trocando as marchas manualmente. Apesar da produção ter sido descontinuada antes de atingir as 1500 unidades anunciadas pela fábrica, é considerado um dos melhores supercarros já desenvolvidos.
2009 A Porsche inovou ao lançar o modelo Panamera, um coupé de 4 portas e motor dianteiro, o mesmo utilizado no Cayenne. Lançado para atingir um público que deseja esportividade com mais espaço interno, ele possui um arrojado interior repleto de tecnologia, tem motorização dianteira V6 e V8 feitos em Stuttgart, a carroçaria é fornecida já pintada pela fábrica da VW localizada em Hannover, e a montagem final ocorre em Leipzig.

A crise econômica mundial impediu esse intento, e agravou os problemas financeiros da Porsche, quando seu maior mercado, os Estados Unidos, reduziram em 50% o volume de importações dos esportivos alemães. Aproveitando-se desse momento vulnerável, em agosto de 2009 a VW comprou 49% das ações da Porsche AG, visando fazer uma fusão entre os dois fabricantes que esta iminiente, sendo a mesma esperada para o ano 2011. Com a participação do Catar, país produtor de petróleo do oriente médio, que amortizou a dívida da Porsche através da compra de ações, a Volksvagen ganhou a queda de braço, e a empresa de Stuttgart vai fazer uma fusão com grupo Volkswagen, que conta com estes fabricantes no seio do grupo Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti ,Lamborghini, Scania, MAN SE e a própria Volkswagen.
Produção e vendas
A sede e a fábrica principal estão localizadas em Zuffenhausen, uma área de Stuttgart, mas os modelos Cayenne e Panamera são fabricados em Leipzig, Alemanha, e partes para o SUV também são assembladas na fábrica do Volkswagen Touareg em Bratislava, Eslováquia.  a produção dos modelos Boxster e Cayman foi produzida externamente na fábrica da Valmet Automotive na Finlandia de 1997 a 2011, e em 2012 a produção regressou à Alemanha.Em 2008, Porsche reportou ter vendido um total de 98 652 cars, 13 524 (13,7%) foram vendas domésticas na Alemanha, e 85 128 (86,3%) internacionais.A companhia tem tido bastante sucesso nos tempos recentes, e afirma que tem a maior margem de lucro por cada carro vendido quer qualquer outra marca no mundo.[5] Tabela de receitas(em milhões de euros) e número de carros produzidos. Valores de 2008/9 em diante não foram relatados pela Porsche SE. 
Fim do AnoReceitaLucro antes-ImpostosProduçãoVendas
31 de Julho de 2002€ 4,857 m€ 829 m55,05054,234
31 de Julho de 2003€ 5,583 m€ 933 m73,28466,803
31 de Julho de 2004€ 6,148 m€ 1,137 m81,53176,827
31 de Julho de 2005€ 6,574 m€ 1,238 m90,95488,379
31 de Julho de 2006€ 7,273 m€ 2,110 m102,60296,794
31 de Julho de 2007€ 7,368 m€ 5,857 m101,84497,515
31 de Julho de 2008€ 7,466 m€ 8,569 m105,16298,652
31 de Julho de 2009€ ? m€ -2,559 m76,73975,238
31 de Julho de 2010€ 7,79 bN/A89,12381,850
31 de Dezembro de 2010€ 9,23 b€ 1,67N/A97,273
31 de Dezembro de 2011</ref>€ 10,9 b€ 2,05 b127,793116,978
31 de Dezembro de 2012€ 13,9 b€ 2,44 b151,999143,096

Divisão da produção  
Dos 105 162 carros produzidos no ano fiscal 2007/8, 34 303 (32,6%) eram modelos 911, 22 356 (211,3%) eram Boxter e Cayman e 48 497 (46,1%) eram Cayennes. Na lista de carros vendidos aparecem 3 modelos Panamera e 3 modelos Carrera GT.  Os números da produção de carros desportivos manteve-se muito similar a 2001/2 em que os totais de produção foram de 33 061 Porsches 911 e 21 989 Boxters.
Modelos


A atual gama de modelos da Porsche contempla modelos desportivos que vão do pequeno 'roadster' Boxster até ao célebre e imortal modelo 911. Na gama há ainda lugar para uma versão de capota rígida do Boxster que tem o nome de Cayman. A recente diversificação de produtos da Porsche fez surgir no portefólio de modelos o Cayenne, um sport utility vehicle (SUV) de luxo, e em 2009 uma berlina de grande-turismo e altas performances com cinco portas: o Panamera.

Modelos de estrada 

Porsche Boxster
Porsche Panamera na Alemanha
Porsche Cayenne na Alemanha
  • 356
  • 911 4–lugares coupetarga e cabriolet
  • 911 GT1 Straßenversion
  • 912
  • 914
  • 918 Spyder
  • 924
  • 928 4–lugares grand tourer
  • 930
  • 944
  • 959
  • 968
  • 964
  • 993
  • 996
  • 997
  • 991
  • Boxster 2–lugares roadster
  • Carrera GT
  • Cayman 2–lugares coupe
  • Cayenne SUV
  • Macan SUV Crossover
  • Panamera 4–lugares sports sedan

Modelos de competição 

  • 64
  • 360 Cisitalia
  • 550 Spyder
  • 718
  • 787
  • 804
  • 904
  • 906
  • 907
  • 908
  • 909 Bergspyder
  • 910
  • 917
  • 918 RSR
  • Porsche 919 Hybrid
  • 934
  • 935
  • 936
  • 956
  • 961
  • 962
  • Porsche-março 89P
  • WSC-95 / LMP1-98
  • LMP2000 (never raced)
  • RS Spyder (9R6)
  • Porsche Le Mans 2014 Project

Protótipos e 'concept-cars' 

Porsche Boxster concept
Porsche Macan
  • Porsche 114
  • Porsche 356/1
  • Porsche 695 (911 prototype)
  • Porsche 901 (911 prototype)
  • Porsche 916 (flat-6 914)
  • Porsche 918 Spyder
  • Porsche 942
  • Porsche 959 Prototype
  • Porsche 969
  • Porsche 989
  • Porsche Boxster concept
  • Porsche C88
  • Porsche Macan
  • Porsche Panamericana

Tratores 

Porsche Diesel Super
  • Porsche Type 110
  • Porsche AP Series
  • Porsche Junior (14 hp)
  • Porsche Standard (25 hp)
  • Porsche Super (38 hp)
  • Porsche Master (50 hp)
  • Porsche 312
  • Porsche 108F
  • Porsche R22
Automóveis elétricos e híbridos
Predefinição:For Em 2010 a Porsche lançou a versão híbrida do seu modelo Cayenne, anunciando ao mesmo tempo a produção do grande-turismo Panamera com uma motorização idêntica. Seguir-se-ia o concept car do 918 Spyder, um automóvel de exceção e que contava também com tecnologia que combinava eletricidade e gasolina para se mover. Segundo diversos rumores é ainda apontado que a Porsche tenha em fase experimental uma versão elétrica do seu modelo mais famoso: o 911 Recorde-se que o primeiro veículo produzido por Ferdinand Porsche foi uma pequena carruagem elétrica em 1898 – o P1. Hoje este veículo encontra-se no museu da Porsche depois de mais de 100 anos desaparecido num palheiro austríaco.







































































Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.